sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os tributários e a cartografia

A bacia da Pampulha integra a bacia do Ribeirão do Onça, que deságua no Rio das Velhas, no município de Santa Luzia. Sua área abrange 97 Km², sendo 44% em Belo Horizonte e 56% em Contagem. A ocupação da região é distinta nos dois municípios. Em Contagem, localizam-se indústrias e áreas urbanas concentradas, embora existam regiões com ocupação dispersa e áreas de fazendas. Em Belo Horizonte, há o predomínio de espaços urbanizados e comércio.





Fonte: http://www.compreembetim.com.br/imagens/mapa_mg.jpg

Escala: 1: 340.000
0 340 640 940Km
|___|____|____|


Localizações da Bacia da Pampulha em Belo Horizonte. 2009

Fonte: http://img186.imageshack.us/i/bairrosbhssctg7.jpg/

Escala: 1: 400.000
0 400 800 120 Km
|___|___|___|


Localização da Lagoa da Pampulha na Bacia do Onça em Belo Horizonte e Contagem. 2009

Escala: 1:150.000



Os tributários que compõe a Lagoa da Pampulha são: Córrego do Mergulhão, Tijuco, Ressaca, Sarandi, Água Funda, Baraúna, Água Suja/Garças, AABB e Olhos d'Água

Dos oito afluentes que deságuam na lagoa, os córregos Ressaca, Sarandi, e Água Funda, são os principais poluidores. Conforme Beato et. al. (2003), “estes córregos são responsáveis pelo aporte de 75% dos sedimentos que poluem a Lagoa”.
O Córrego Ressaca possui uma extensão de 9,6 km, dos quais, cerca de 9 km canalizados (Figura 2: anexo). Grande parte deste está com sua superfície totalmente coberta. Entre os afluentes Sarandi e Água Funda é o mais poluído e drena o aterro sanitário de BH e o lixão de Contagem. Motta (2000) acredita que os problemas de contaminação por metais pesados na lagoa ao longo dos últimos anos tenham a sua origem no processo de degradação ecológica aguda desse afluente.

O Ribeirão Sarandi tem uma extensão de aproximadamente 16,7 km, dos quais 2,9 Km estão em Belo Horizonte, o restante pertence à região de Contagem (Figura 3: anexo). Está canalizado em canal de concreto com vias públicas laterais.

O Córrego Água Funda possui uma extensão de cerca de 4 km sendo que a maior parte está no município de Contagem e apenas 1 km em Belo Horizonte. (Figura 4: anexo). Este afluente vem sofrendo um agudo processo de degradação ao longo dos últimos 2-3 anos. Neste período ocorreu um processo de franca urbanização nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário