sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

lagoa da Pampulha e as Cianobactérias



Cianobactérias é um nome comum para diversos tipos de algas que possuem características similares. Sozinhas, são extremamente pequenas e visíveis somente com microscópio. Elas não podem ser consideradas nem como algas e nem como bactérias comuns. Fonte tirada do site da Copasa:
http://www.copasa.com.br/media2/PesquisaEscolar/COPASA_Cianobacterias.pdf
São microorganismos com características celulares procariontes (bactérias sem membrana nuclear), porém com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes. São conhecidos apenas processos de reprodução assexuada, por divisão binária ou por esporos, ou ainda por fragmentação dos filamentos chamados de hormogônios (células que dão origem a um novo indivíduo).

Existe uma confusão na nomenclatura destes seres, pois a princípio pensou tratar-se de algas unicelulares, posteriormente os estudos demonstraram que elas possuem características de bactérias.

Quando presentes em grande número, elas modificam a qualidade da água, por produzirem toxinas, odores ou uma espuma densa de cor verde-azulada na superfície da água, chamada de floração.
Essa floração pode ocorrer quando há um excesso de nutrientes (como o nitrogênio e o fósforo) na água, oriundo de esgotos não tratados, arraste pelas chuvas de terras agricultáveis ricas em nutrientes e elevada insolação na água. Geralmente, aparecem em lagos, lagoas ou represas e, até mesmo, em rios onde a água fica mais parada, sem correnteza.

Além da aparência desagradável, as substâncias decorrentes da presença de cianobactérias podem ser tóxicas para os humanos e mortais para a maioria dos animais selvagens e domésticos. Quando elas se decompõem, podem esgotar o oxigênio da água e causar a morte de peixes. Por isso, quando existe a suspeita de cianobactérias, a água deve ser submetida à análise antes de qualquer tipo de uso.
O contato direto da pele no banho em duchas naturais, na natação, no esqui aquático e outras atividades de recreação pode resultar na irritação da pele ou em erupções, inchaço dos lábios, irritação dos olhos e ouvidos, dor de garganta, inflamações nos seios da face e asma.

Beber água com cianobactérias tóxicas pode provocar náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréias, complicações no fígado e fraqueza muscular.

O aumento da industrialização, crescimento populacional, os fatores socioculturais, o uso de fertilizantes químicos na agricultura e dejetos de esgotos domésticos tem sido a maior causa de poluição em ecossistemas aquáticos. A liberação de fósforo e nitrogênio no meio está relacionada ao processo de eutrofização, devido à ação desses elementos como fatores limitantes da produção do primeiro ecossistema, pois estes estão relacionados com o processo de fotossíntese. Várias podem ser as formas de liberação artificial de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, para o interior dos ambientes hídricos, dentre estas destacam-se os efluentes agrícolas, domestico industriais, gerados pela chuva.

No que diz a respeito a dejetos agrícola, para compensar a perda e aumentar a fertilização do solo, fertilizantes químicos com grandes concentrações de fósforo e nitrogênio são utilizados em grades quantidade, superiores a capacidade de absorção dos vegetais.

Já os dejetos humanos, alem dos problemas sanitários diretos, também podem gerar a médio e longo prazo a eutrofização de corpos d’água, pelas consideráveis concentrações de nitrogênio e fósforo e pela composição orgânica de esgotos ricos em nutrientes e também como utilização de detergentes sintéticos o fenômeno da eutrofização passou a ser mais recentes.

Compostos á base de nitrogênio são utilizados em processos industriais. A contaminação em geral, é resultado de manuseio, descargas e uso inadequados. Assim é possível encontrar tais fontes de nitrogênio em efluentes ocasionando impactos significativos na água, em regiões indústrias.

Um comentário: